
Rede de Parceiros
Além de um ambiente de imersão e reflexão, o Portal oferecerá oportunidades de aproximação, debate e intercâmbio. Para isso, aposta em uma estratégia baseada em parcerias com instituições de reconhecida excelência que disponibilizarão conteúdos e ferramentas para o setor museológico brasileiro. Junte-se a nós!
O Ibermuseus
Iniciado em 2007 com o objetivo de promover o fortalecimento do patrimônio museológico nas mais de dez mil instituições existentes na Ibero-América, o Ibermuseus é o principal programa de cooperação para o setor na região.
Foi no âmbito do Programa, que desde o seu início desenvolve ações de qualificação e estímulo à produção, circulação e troca de conhecimentos para a promoção de políticas públicas no setor museológico, que a Linha de Ação em Sustentabilidade foi implementada, em 2015, por iniciativa do Brasil.
Contando hoje com a participação de doze países, a Linha de Ação representa uma parceria estratégica que vem realizando várias entregas à comunidade museológica ibero-americana. Coordenada pelo Ibram, que representa o Brasil no Ibermuseus, a Linha de Ação em Sustentabilidade publicou o primeiro Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade (MCCS), documento de referência para a gestão sustentável das instituições da região.
Agenda Socioambiental da Administração Pública (A3P)
Você sabia que o Governo Federal tem uma agenda de responsabilidade socioambiental voltada à administração pública há mais de vinte anos e que essa iniciativa já foi premiada pela Unesco como “O melhor dos exemplos” na Categoria Meio Ambiente? E sabia que essa agenda pode servir de inspiração também para as instituições museológicas, mesmo as não-públicas?
A Agenda Socioambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente destinado aos órgãos das três instâncias de governo (federal, estadual e municipal) e dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário). Seu objetivo principal é promover a responsabilidade socioambiental, a adoção de procedimentos de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público.
Como participar?
Por se tratar de uma agenda voluntária, não impõe normas nem sanções para quem não seguir as suas diretrizes, mas permite conhecer e adotar inúmeras práticas, conceitos e legislações associados à gestão sustentável. Contudo, os órgãos públicos que firmarem Termos de Adesão com a A3P podem receber assistência técnica do Programa.
- Eixos Temáticos da A3P
Assim como os museus Ibram, a maior parte dos órgãos públicos já adota procedimentos considerados sustentáveis, como a coleta seletiva; os sistemas de combate ao desperdício de água e energia; e até licitações que atendem a critérios de sustentabilidade. Com o Programa A3P, essas iniciativas podem ser visualizadas a partir de eixos temáticos abrangendo:

