
Ferramentas para Gestão
Para apoiar os esforços em prol de uma governança sustentável, aqui você vai encontrar diversas ferramentas de apoio à gestão, incluindo textos de referência, cartilhas, manuais, aplicações web para autodiagnóstico, entre muitas outras a serem disponibilizadas pela rede de parceiros

Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade (MCCS)
Voltado à construção de uma cultura de sustentabilidade em quatro dimensões (cultural, social, econômica e ambiental), o MCCS apresenta uma retrospectiva do debate sobre desenvolvimento sustentável no mundo, explorando referenciais teóricos, conceitos e definições utilizados no âmbito do Ibermuseus e do Ibram.
Seu principal objetivo é fazer avançar o conhecimento numa temática emergente e estratégica, mas ainda marcada por dúvidas e questionamentos sobre como operacionalizar seus aspectos mais desafiadores e complexos na realidade das instituições museológicas.
Baixe o Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade aqui e comece sua jornada pela sustentabilidade.

Com base na publicação do MCCS, o Ibermuseus e o Ibram desenvolveram uma ferramenta web — o Guia de Autoavaliação em Sustentabilidade para Museus — que mede o grau de sustentabilidade de estruturas, processos, entregas e impactos dos museus ibero-americanos.
O Guia concretiza os conceitos do MCCS por meio de 55 indicadores multidimensionais, formulados como perguntas diretas, que avaliam o cumprimento dos preceitos de sustentabilidade nas dimensões ambiental, cultural, econômica e social, considerando as funções primárias dos museus (preservação, comunicação, educação e pesquisa) e sua governança.
Após o preenchimento online, os resultados são tabulados automaticamente e exibidos em gráficos e tabelas, oferecendo um diagnóstico inicial do nível de sustentabilidade. A recomendação é que a avaliação seja repetida anualmente, permitindo que as instituições meçam sua evolução e utilizem os 55 indicadores como instrumento de transformação e desenvolvimento institucional.
Materiais diversos
